O governador Carlos Massa Ratinho Junior enviou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (9), um projeto de lei que propõe a […]
Ponta Grossa vai ganhar 5º Comando Regional dos Bombeiros
O governador Carlos Massa Ratinho Junior enviou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (9), um projeto de lei que propõe a criação de 105 cargos efetivos no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A medida visa preparar a estrutura funcional necessária para a futura implantação do 4º e 5º Comandos Regionais da corporação, com sedes previstas para Maringá e Ponta Grossa, respectivamente.
Desde que o CBMPR foi desvinculado da Polícia Militar, a ampliação do número de Comandos Regionais é uma meta para garantir a eficiência no desempenho das funções essenciais da corporação. Atualmente, o Paraná conta com comandos apenas em Curitiba, Cascavel e Londrina.
✅ Clique aqui e participe do nosso grupo no Whatsapp
Com as novas unidades, os serviços, sobretudo os administrativos, serão mais descentralizados, proporcionando maior agilidade e eficiência no atendimento às demandas da população. Segundo a justificativa do projeto, a iniciativa será essencial para reforçar a atuação dos bombeiros, reduzir riscos à segurança dos cidadãos e proteger o meio ambiente.
O projeto de lei também altera a Lei 21.729/2023, elevando o efetivo do CBMPR para 5.415 militares estaduais. Os novos cargos deverão ser preenchidos com base na reestruturação da carreira dos bombeiros militares, que facilitou os processos de promoção dentro da corporação.
*AEN