Conexão entre corpo e território ganha vida por meio da trajetória de um homem negro e quilombola da Colônia Sutil, […]

Animação conta a história do Quilombo Sutil e do seu Wilson Ferreira
Conexão entre corpo e território ganha vida por meio da trajetória de um homem negro e quilombola da Colônia Sutil, nos Campos Gerais do Paraná
“Pedala. A terra te chama! Não importa o quão longe os teus pés se movam, eles sempre conhecerão o caminho de casa”. Por algum tempo, esta frase acompanhou a rotina de Wilson Ferreira dos Santos, homem negro e quilombola da comunidade Colônia Sutil, em Ponta Grossa (PR). É da história de vida do seu Wilson – e da sua conexão com o Quilombo Sutil – que nasceu a animação do projeto “Glorinha do Meu Quilombo”. O desenho tem classificação livre e será exibido em seu lançamento, no dia 19 de setembro, às 19h30, no Cine PG, no Centro Municipal de Cultura.
A animação é um sonho antigo da multiartista Ligiane Ferreira, idealizadora de “Glorinha do Meu Quilombo”, projeto que homenageia seu pai e exalta a cultura e as tradições do povo negro e quilombola. Utilizando a arte e a cultura como instrumentos, Ligiane oportuniza a educação antirracista nas escolas municipais dos Campos Gerais e do Paraná, conforme prevê a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares de educação no Brasil.
Com a animação, o projeto cresceu. “Através de um roteiro simples e linguagem coloquial, a narrativa ganhou um formato poético, capaz de cativar crianças e adultos enquanto assistem e conhecem a conexão que meu pai mantinha com o território quilombola”, comenta Ligiane. Ela acrescenta: “A comunidade da Colônia Sutil tem orgulho de integrar um quilombo com 171 anos de história. Mesmo quem já saiu continua carregando este pertencimento no coração, como meu pai”. A artista convida a todos para o lançamento na sexta-feira (19), no Cine PG, com entrada gratuita. “Esperamos contar com a presença de estudantes, educadores, a comunidade acadêmica, indígenas, quilombolas e todas as etnias que compõem a formação sociocultural de Ponta Grossa e região.”
Neste movimento social e ativista, Ligiane acredita que o primeiro passo para uma educação antirracista efetiva é reconhecer que ainda há falta de inclusão e diversidade nos programas e grades curriculares das escolas. O segundo passo seria estabelecer rodas de conversa, exposições e outras atividades para discutir o racismo e outros preconceitos. É esse propósito que a artista traz em seu trabalho: debater as relações étnico-raciais por meio de palestras, exposições de obras literárias de escritoras e escritores negros, entrevistas com a comunidade da Colônia Sutil, exposições de arte, cartilhas informativas e, agora, a animação.
Esta edição do projeto “Glorinha do Meu Quilombo” conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa e do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB – Governo Federal) e é destinada às crianças da rede pública de ensino do município. As atividades serão desenvolvidas nas seguintes escolas:
-
Adelaide Thome Chamma
-
Claudio Gonçalves Guimarães
-
Deodoro Alves Quintiliano
-
Djalma de Almeida Cesar
-
Leopoldo Pinto Rosas
-
Orival Carneiro Martins
-
Zahira Catta Pretta Mello
-
Cristiane Levandowski
-
Fioravante Slaviero
Escolas e instituições interessadas em participar do lançamento da animação no dia 19 de setembro podem reservar seus lugares entrando em contato com a idealizadora do projeto, Ligiane Ferreira, pelo celular (42) 98864-2202.
Conheça a equipe técnica
-
Ideia original e direção geral: Ligiane Ferreira
-
Produção: As Fiandeiras
-
Narração: Silionara Madureira, Elisangela Fátima Santos e Ligiane Ferreira
-
Roteiro e escrita: Indianara Santos
-
Artes visuais: Sebastião Natálio, Letícia Araújo
-
Ilustração e design gráfico: Letícia Araújo
-
Montagem e edição de imagem: Reginaldo Alves
-
Sonoplastia, trilha sonora e captação de vozes: Swolom Madureira
-
Assistência de produção: Beatriz Ferreira Kovaleski
-
Gestão de redes sociais e assessoria de imprensa: Elaine Barcellos de Araújo
-
Interpretação em Libras: Ivana Janice do Prado
SERVIÇO
Evento: Lançamento da animação “Glorinha do Meu Quilombo”
Data e Horário: Sexta-feira, 19 de setembro, às 19h30
Local: Cine PG – Centro Municipal de Cultura (Rua Dr. Colares, 436 – Centro, Ponta Grossa)
Entrada franca