Um apagão cibernético afetou diversos serviços ao redor no mundo nesta sexta-feira (19.) Companhias aéreas, emissoras e agências bancárias relataram […]
Apagão virtual afeta companhias aéreas, bancos e emissoras ao redor do mundo
Um apagão cibernético afetou diversos serviços ao redor no mundo nesta sexta-feira (19.) Companhias aéreas, emissoras e agências bancárias relataram interrupções generalizadas dos sistemas, bem como unidades de saúde. O problema afetou sobretudo usuários da Microsoft. Em nota, a empresa disse que o problema foi resolvido, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer.
No Brasil, o Ministério da Gestão infou que o domínio GOV.BR, que engloba as contas digitais do governo federal, não foram afetadas. Mesma linha da Força Aérea Brasileira, que disse que nota operar normalmente. Já bancos os brasileiros Bradesco, Banco Pan, Neon e Next passam por instabilidades, aponta o site Downdetector, responsável por acusar problemas em aplicativos e outros canais digitais. De acordo com a Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos, a maioria das instituições financeiras do país normalizou os serviços e os demais estão em avançado estado de normalização.
As companhias aéreas American Airlines e Delta, as principais dos Estados Unidos, foram uma das primeiras a relatar o apagão cibernético. Em meio ao cenário, as empresas pediram à Administração Federal de Aviação uma “parada global” dos voos. Aeroportos na Alemanha, Berlim, Holanda e Espanha também relataram problemas técnicos.
“Nota ao passageiro: Devido a uma avaria técnica, haverá atrasos no processamento. Informação aos passageiros: Devido a uma falha técnica, haverá atrasos no check-in”, disse o Aeroporto de Berlim.
Veículos de notícias na Austrália, incluindo a ABC e a Sky News, não puderam realizar transmissões em seus canais de TV e rádio, relatando desligamentos repentinos de computadores baseados no Windows. Bancos da África do Sul também anunciaram enfrentar problemas, com os serviços afetados nacionalmente. O mesmo foi dito por algumas agências bancárias na Nova Zelândia e pela Bolsa de Londres.
Já no Alasca, autoridades informaram que funcionários não estavam conseguindo atender ligações no número de emergência. No Reino Unido, as linhas ainda funcionam, mas o apagão está causando interrupção na maioria das consultas no Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), já que os registros de pacientes foram comprometidos.
Em comunicado, a empresa global de segurança cibernética Crowdstrike disse que está ciente das falhas nos sistemas Windows. “Nossas informações atuais são que essa interrupção está relacionada a um problema técnico com uma plataforma de software de terceiros empregada pelas empresas afetadas”, informou a companhia.
O CEO da Tesla, Elon Musk, usou as redes sociais para comentar o apagão cibernético global que afeta, nesta sexta-feira (19), voos, telecomunicações e serviços financeiros ao redor do mundo.
Em postagem na rede social X, Musk disse que esta é “a maior falha de TI de todos os tempos”.