Iniciativa uniu circo e cultura cigana em programação gratuita que encantou o público na Praça Monteiro Lobato e no Cine […]

“Cirque Volare” encerra circulação com dez apresentações e oficinas em PG
Iniciativa uniu circo e cultura cigana em programação gratuita que encantou o público na Praça Monteiro Lobato e no Cine Teatro Ópera
O projeto “Cirque Volare: Amor, Paixão e Sacrifício” encerrou em julho sua temporada em Ponta Grossa com um saldo positivo: dez apresentações, cinco oficinas de dança cigana além de mais cinco oficinas de circo realizadas ao longo do mês, em diferentes espaços da cidade. A iniciativa levou ao público uma experiência artística que uniu circo, dança, poesia e ancestralidade, resgatando a força e a beleza da cultura cigana por meio da arte.
Realizado pela Dandaluna Produções Artísticas, o espetáculo contou com sete sessões gratuitas no Cine Teatro Ópera, além de mais três apresentações na praça Monteiro Lobato, reunindo aproximadamente 7 mil pessoas nas dez apresentações além de aproximadamente 500 pessoas nas oficinas. A proposta foi inspirada na história real de uma tradicional família circense com raízes ciganas, interpretada por Geovana Salgueiro, Robert Salgueiro, Michella França, David Dias e Gilberto Salgueiro.
“Encerramos o projeto com a sensação de missão cumprida. Foi muito gratificante ver o envolvimento do público e perceber como a arte ainda é capaz de sensibilizar, ensinar e aproximar as pessoas”, destaca Geovana Salgueiro, autora e coordenadora do projeto.
O espetáculo também garantiu acessibilidade cultural, com intérprete de Libras, audiodescrição ao vivo e plaquetas em braile, reforçando o compromisso com a inclusão e o acesso democrático à arte. “Cada apresentação foi uma troca verdadeira. É bonito ver como o público se reconhece nas histórias e emoções que o circo desperta”, complementa Robert Salgueiro, diretor geral da montagem.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto “Cirque Volare” deixa como legado o fortalecimento da arte circense e a valorização da cultura cigana na cena cultural de Ponta Grossa.