O Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, reunido na última semana para […]

Com casos de Covid em alta, Saúde volta a recomendar uso de máscara

O Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, reunido na última semana para análise epidemiológica do número de casos de Covid-19 e a situação vacinal contra a doença na cidade, publicou na quarta-feira uma nova Nota Técnica com orientações aos trabalhadores da saúde e à população.

O documento, publicado no site da SMS, determina o uso obrigatório de máscaras para os profissionais de saúde que atuam na área assistencial das Unidades de Saúde de Curitiba. No caso de pacientes que buscam atendimento em serviços de saúde, o uso é fortemente recomendado.

Pessoas com sintomas respiratórios devem optar pela máscara para se proteger e também evitar a transmissão, seja do vírus da covid ou de outros vírus respiratórios. A SMS recomenda que as pessoas com confirmação de covid-19 devem se afastar das atividades presenciais por sete dias, contados após o início dos sintomas.

“Devemos relembrar o protocolo sanitário e nos manter protegidos. Se houver febre, tosse, espirros, dor de garganta, entre outros sintomas respiratórios, é preciso procurar atendimento de saúde e usar a máscara para evitar a transmissão”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

Outro alerta importante da SMS é a adesão da população às doses de reforço da vacina anticovid, como é o caso da vacina bivalente, chamada segunda geração do imunizante. São as vacinas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação desde janeiro de 2022.

Boletim
De 25 a 31 de outubro, foi registrada uma média de 436 novas confirmações de Covid por dia em Curitiba, sendo que no início do mês, de 4 a 10 de outubro, a média diária era de 171 novos casos. Os números tornam-se mais preocupantes comparados à primeira semana de agosto, quando eram registrados 28 novos casos de Covid-19 por dia. No dia 31 de outubro, Curitiba atingiu 2.381 casos ativos de Covid-19.

Curitiba registrou oito mortes por Covid-19 na semana de 25 a 31 de outubro. Todas as vítimas tinham comorbidades – seis delas não haviam tomado a vacina bivalente, a mais recente.
Neste segundo semestre de 2023, o Brasil vive uma nova alta de casos da covid-19 atribuída por especialistas à possível entrada da subvariante EG.5 da Ômicron, chamada Eris.

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá, Tudo bem? Bem vindo (a) ao Gazeta Popular News.
Como podemos te ajudar?