Nesta quinta-feira (18), a Fundação Municipal de Saúde confirmou o 1º óbito causado por dengue de paciente com residência em […]

Confirmada pela Fundação Municipal de Saúde 1ª morte por dengue em PG

Nesta quinta-feira (18), a Fundação Municipal de Saúde confirmou o 1º óbito causado por dengue de paciente com residência em Ponta Grossa.

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, na faixa etária de 40 a 49 anos e que passou por hospitalização. A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, diz que o Município está consternado com a perda e que trabalha, incessantemente, para evitar outras fatalidades. Priscila reforça que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Priscila Degraf lembra também que o Município encontra-se em Situação de Emergência desde a última sexta-feira (12), devido ao aumento no número de casos confirmados de dengue. Preocupada com a situação, esta semana a Prefeitura de Ponta Grossa determinou novas medidas para o atendimento de pacientes com suspeita de dengue e ações rigorosas para conter o avanço da doença. Uma tenda instalada no estacionamento da UPA Santa Paula, além de uma central de hidratação, que vão começar a funcionar nesta sexta-feira (19), para triagem de pacientes e atendimento médico inicial aos casos não urgentes.

Dessa forma, o fluxo de atendimento para casos suspeitos de dengue ficará diferenciado dos demais que já são atendidos na rotina da unidade. Na UPA Santana, um espaço interno foi reservado apenas para hidratação dos pacientes encaminhados pelas unidades sentinelas.

Clique aqui e participe do nosso grupo no Whatsapp

A Fundação Municipal de Saúde ressalta que nas UPAs o critério de atendimento permanece com base no protocolo de classificação de risco, em que os casos mais graves são atendidos com prioridade. Por isso, a recomendação aos pacientes com suspeita de dengue é que procurem as unidades sentinelas para que as UPAs continuem como retaguarda para atendimento dos casos mais graves.

Outra medida emergencial que está sendo tomada é a contratação de mais profissionais (médicos e enfermeiros) para suprir as demandas necessárias na UPA Santa Paula e Unidades Sentinelas, bem como a contratação, em caráter emergencial, de serviços de ambulâncias para o transporte e coleta de exames.

Informações: BNT

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá, Tudo bem? Bem vindo (a) ao Gazeta Popular News.
Como podemos te ajudar?