Projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc divulga críticas literárias, entrevistas e resenhas com foco em acessibilidade, inclusão e na valorização […]

Hécate Literatura valoriza autores paranaenses e democratiza o acesso à leitura
Projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc divulga críticas literárias, entrevistas e resenhas com foco em acessibilidade, inclusão e na valorização da literatura paranaense
O projeto Hécate Literatura tem o propósito de ampliar a visibilidade dos escritores e escritoras do Paraná, promovendo o acesso gratuito à leitura e à crítica literária. A iniciativa funciona por meio de um site que, ao longo de 44 semanas, publicará 64 conteúdos especializados, entre críticas, resenhas e textos de divulgação de autores paranaenses. Todo o conteúdo é gratuito e voltado à democratização do acesso à literatura e ao fortalecimento da identidade cultural do estado.
O nome do projeto faz referência à deusa grega Hécate, associada ao visível e ao invisível — uma metáfora para a missão da iniciativa: colocar em evidência a literatura do Paraná, muitas vezes ofuscada pela centralização cultural em outros estados. O site, de alcance nacional, busca reafirmar o valor da produção paranaense dentro do cenário literário brasileiro.
Coordenado pela jornalista e escritora Jessica Allana Grossi, o projeto nasce de uma inquietação: “A gente quer romper essa bolha que faz parecer que só quem escreve no Rio ou em São Paulo tem visibilidade. Nosso objetivo é mostrar o quanto a literatura paranaense é potente e diversa”, explica.
A equipe conta ainda com a jornalista e ilustradora Larissa Hofbauer, responsável pelas resenhas, que destaca a importância de fortalecer o olhar local. “É descobrir e redescobrir nossos autores, mostrar o Paraná através da literatura”, afirma.
A acessibilidade é um dos pilares do projeto. A atriz e audiodescritora Thamyres Gomes dos Santos é a responsável por tornar o conteúdo disponível em formato de áudio, garantindo que as críticas literárias possam ser apreciadas também por pessoas com deficiência visual. “A cultura deve ser para todos. A audiodescrição elimina barreiras e amplia o alcance das obras”, destaca.
Além das publicações semanais, o Hécate Literatura prepara uma série de contrapartidas sociais, que incluem contações de histórias de autores negros e doações de livros ao projeto Bando da Leitura. As ações estão previstas para novembro e reforçam o compromisso da equipe com a inclusão e a circulação da literatura em diferentes contextos.
O Hécate Literatura é uma realização da Agência Hécate – Comunicação e Produção Cultural, com sede em Ponta Grossa (PR). O site já está no ar e pode ser acessado em hecateliteratura.com.br, e as novidades também são divulgadas pelo Instagram @hecateliteratura.
O projeto Hécate Literatura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Serviço:
Site: hecateliteratura.com.br
Instagram: @hecateliteratura