Na tarde da última segunda-feira, dia 9 de junho de 2025, por volta das 16h30, a Guarda Civil Municipal – […]

Mulher é atacada por cão solto em via pública no bairro Periquitos; tutor é conduzido por omissão de cautela
Na tarde da última segunda-feira, dia 9 de junho de 2025, por volta das 16h30, a Guarda Civil Municipal – equipe GPT Mike – foi acionada via Central de Operações para atender uma ocorrência de omissão de cautela na guarda de animal no bairro Periquitos.
Ao chegar ao local, a equipe foi recebida pela senhora Antônia, que relatou que havia sido atacada por um cachorro de médio porte por volta das 15h, enquanto caminhava pela rua. Segundo ela, o animal a mordeu na perna esquerda. Após o ataque, o tutor do cão teria pegado o animal no colo e levado para dentro da residência sem prestar qualquer tipo de socorro à vítima, mesmo após ela chamá-lo insistentemente. Diante da omissão, a vítima se dirigiu sozinha a uma unidade de saúde para atendimento médico.
A equipe da Guarda Municipal se deslocou até a residência do suposto tutor do cão, o senhor Floriano. Ele alegou que não estava presente no momento do ataque, mas confirmou que o animal tem o hábito de pular o muro da casa e permanecer na rua. Essa informação foi confirmada por vizinhos, que relataram que o cachorro frequentemente fica solto na rua e já atacou outras pessoas anteriormente.
✅ Clique aqui e participe do nosso grupo no Whatsapp
Ainda segundo a vítima, há cerca de um ano ela já havia sido mordida pelo mesmo animal, tendo inclusive precisado de sutura, mas, na ocasião, não registrou boletim de ocorrência. Ela contou que, à época, conversou com o tutor, que se comprometeu a manter o cão dentro de casa – compromisso que não foi cumprido.
Diante da reincidência e da omissão de cautela, a equipe da Guarda Civil deu voz de prisão ao tutor do animal e o conduziu até a 4ª Central de Flagrantes para as providências cabíveis. Não houve necessidade do uso de algemas.
Informações: SMCSP