O novo papa Leão XIV, anunciado na Praça São Pedro, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), já esteve no Paraná. Conforme […]

Papa Leão XIV já esteve no Paraná; veja fotos da passagem histórica
O novo papa Leão XIV, anunciado na Praça São Pedro, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), já esteve no Paraná. Conforme registro da Arquidiocese de Londrina, o novo líder da Igreja Católica participou de uma celebração na Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, em Rolândia, no ano de 2004.
Na ocasião, o norte-americano Robert Francis Prevost esteve em um encontro na comunidade que é confiada aos freis agostinianos, da qual o novo papa pertence. O Pascom de Rolândia compartilhou uma mensagem após a escolha do cardeal.
“Uma grande alegria para toda igreja, em especial para a Ordem Agostiniana e nossa comunidade Paroquial. Que o Espírito Santo o oriente e conduza nessa nova e grande missão!”, publicou o Pascom.
A celebração na época era uma Solenidade de Nossa Senhora Aparecida e Robert Prevost aparece em uma das fotos com a representação da santa nas mãos.
Publicação do Pascom de Rolândia destaca passagem de norte-americano pelo norte do Paraná (Foto: Pascom Rolândia
Em outras imagens compartilhadas pela Arquidiocese de Londrina, o novo papa aparece ao lado de outras autoridades eclesiásticas, além do Frei Maciel Alves Bueno e do Frei Rodrigo Vieira da Silva, que foi pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima. Veja imagens:
Além desta passagem por Rolândia, o novo papa Leão XIV também já esteve em Curitiba e Ponta Grossa.
Novo papa: quem é Robert Francis Prevost
Prevost é nascido em Chicago (Estados Unidos) e se formou em matemática aos 22 anos, pouco antes de decidir que iria se tornar padre. O novo papa é poliglota e tem cidadania peruana após realizar uma missão no Peru em 1985.
Em 2014, ele fez uma visita ao país latino e ganhou o título de cidadão em 2015. Ele é poliglota e se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985.
O anúncio de Leão XIV como novo papa aconteceu no segundo dia do conclave, na quarta votação. O resultado aconteceu depois de três rodadas de votação e duas fumaças pretas.
A decisão pode ser considerada a mais rápido dos últimos 86 anos, empatando com os conclaves de 1978, que resultou na escolha do papa João Paulo I, e o de 2005, que elegeu o papa Bento XVI.
O conclave de 2013 também foi concluído rapidamente. Papa Francisco foi escolhido no segundo dia de votação. Na ocasião, a fumaça branca apareceu às 14h06, enquanto em 2005 ela surgiu mais cedo, às 12h50.
Informações e imagens: RicTv