A Prefeitura de Ponta Grossa realizou nesta quarta-feira (29) a formatura de 116 novos guardas civis municipais de Ponta Grossa […]

Prefeitura forma 116 novos guardas municipais em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou nesta quarta-feira (29) a formatura de 116 novos guardas civis municipais de Ponta Grossa e Castro. A cerimônia, que marcou a conclusão do Curso de Formação – turma 06/2025, aconteceu na Arena Multiuso e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, além de autoridades civis e militares, representantes do Legislativo, familiares e convidados.

Durante o evento, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou o orgulho em ver o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) crescer e se fortalecer.
“É uma grande alegria estar aqui com esses novos guardas que irão reforçar a segurança da nossa cidade. Tenho muito orgulho de ser a prefeita que dobrou o efetivo da Guarda nos últimos anos. Seguiremos investindo em estrutura, tecnologia, inteligência e capacitação, para que Ponta Grossa seja referência em segurança pública em todo o Brasil”, afirmou.

O secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, ressaltou que a chegada de 100 novos agentes para Ponta Grossa representa um avanço importante para a cidade.

“A ampliação do efetivo permitirá uma atuação ainda mais eficiente e diversificada. Além de reforçar as ações já em andamento, teremos em breve a implantação da Patrulha Ambiental, que vai expandir o patrulhamento às áreas rurais e fortalecer a segurança de toda a cidade”, explicou.

O comandante da GCM, inspetor Alessandro de Macedo, destacou que os novos agentes já estão prontos para iniciar as atividades nas ruas.
“Com a conclusão do curso, todos os formandos estão aptos a atuar junto à população, ampliando o serviço e fortalecendo a presença da Guarda em todas as regiões do município”, disse.

Formação de excelência
O curso contou com mais de 850 horas de aulas, abrangendo disciplinas como legislação, defesa pessoal, condução de viaturas, abordagem policial, controle de distúrbios, primeiros socorros, armamento e tiro, e uso de equipamentos menos letais.

Os alunos de Castro também receberam instruções específicas sobre legislação e fiscalização de trânsito, área em que irão atuar.
De acordo com o coordenador do Centro de Formação de Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito, inspetor Rodrigo, o curso seguiu rigorosamente os padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Matriz Curricular Nacional, assegurando qualidade técnica e alinhamento com as melhores práticas do país.

“Este foi o curso de formação mais completo já realizado na história da GCM de Ponta Grossa — o mais longo, com a maior carga horária e o maior investimento da Prefeitura, garantindo uma formação de excelência”, ressaltou o inspetor.

Informações e imagens: SMCSP

Deixe um comentário