A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, inaugurou nesta segunda-feira (29) o […]

Prefeitura inaugura Centro de Inteligência e Operações de Segurança em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, inaugurou nesta segunda-feira (29) o Centro de Inteligência e Operações de Segurança. O investimento total foi de R$ 2,95 milhões, destinados à reforma e modernização da estrutura da secretaria, bem como à renovação de máquinas, mobiliário, softwares e equipamentos de monitoramento, fiscalização e gestão de ações de segurança pública.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, além de representantes do Legislativo, Exército Brasileiro, Receita Federal, Conselho Comunitário de Segurança e forças que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

“É uma grande alegria poder inaugurar essa estrutura moderna e bem equipada, que será utilizada pelas equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Superintendência de Trânsito para proteger ainda mais a nossa população”, destacou a prefeita.

Clique aqui e participe do nosso grupo no Whatsapp

O novo espaço permitirá o acompanhamento e gerenciamento em tempo real de ocorrências, despacho de viaturas, fiscalização e gestão integrada de crises. Para o secretário Guilherme Rangel, trata-se de um marco para a cidade:
“Agora podemos contar com equipes do trânsito e da Guarda Civil Municipal integradas em um mesmo espaço, com acesso à nossa Muralha Digital e a um número expressivo de informações de câmeras, radares e estações meteorológicas — tudo em tempo real. Com certeza, esse é um grande passo para tornar Ponta Grossa a cidade mais segura do Paraná”, afirmou.

Muralha Digital
O sistema de monitoramento por câmeras, conhecido como Muralha Digital, já integra mais de 750 equipamentos, incluindo câmeras fixas, de radares, totens e aparelhos cedidos por moradores para a central. A meta da gestão é ampliar ainda mais essa rede.
“Nossa intenção é, com a ajuda da população e mais investimentos, mais que dobrar esse número de câmeras. A rede tem sido essencial não só para prevenir crimes, mas também para identificar foragidos e veículos procurados”, explicou Rangel.

 

Informações e imagens: SMCSP

Deixe um comentário