A Viação Campos Gerais (VCG) informou na manhã desta segunda-feira (19) por meio de uma nota, o desligamento de 28 […]
VCG desliga 28 trocadores e Sintropas se manifesta
A Viação Campos Gerais (VCG) informou na manhã desta segunda-feira (19) por meio de uma nota, o desligamento de 28 trocadores do sistema de transporte coletivo. Segundo a empresa, os colaboradores já foram amplamente informados sobre a mudança no decorrer de 2023.
O Sindicato dos Trabalhadores do Transportes de Ponta Grossa (Sintropas) se pronunciou sobre as demissões. Veja a nota abaixo:
O Sindicato No ano de 2023, o Sintropas provocou o Ministério Público do Trabalho, onde teve audiência tripartite entre sindicato, empresa e Prefeitura para garantir todos os direitos trabalhistas dos afetados em possíveis demissões, provenientes da alteração da nova lei do transporte coletivo.
O Sintropas garantiu que todas as verbas rescisórias serão pagas imediatamente no ato do desligamento dos trabalhadores, pois temia que a empresa não conseguisse arcar com o custo das demissões.
Com a alteração da Lei Municipal 7.018, a nova lei do transporte coletivo, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, foi extinta a obrigatoriedade dos trocadores/cobradores, nos ônibus do transporte público de Ponta Grossa.
O Sintropas levou para a categoria em assembleia, realizada em dezembro de 2023, a proposta da Viação Campos Gerais (VCG) prevendo a desmobilização dos trocadores do transporte público e a pauta foi aprovada por ampla maioria dos presentes.
O Sintropas reconhece a assembleia como o órgão supremo dentro da administração sindical. Por este motivo, acata sempre as decisões emanadas da assembleia, mesmo diante de perspectivas diversas. Assim, o sindicato mantém seu compromisso inabalável em seguir fielmente as diretrizes estabelecidas em assembleia. Nesse contexto, é incumbência do sindicato lutar incessantemente para evitar que os motoristas assumam a dupla função de cobrador e motorista.
*Assessoria