Mais de 30 pessoas foram detidas; operação apreendeu mais de 85 quilos de drogas e desarticulou esquema com uso de […]

Polícia Civil e Guarda Municipal deflagram operação contra o tráfico no centro de Ponta Grossa
Mais de 30 pessoas foram detidas; operação apreendeu mais de 85 quilos de drogas e desarticulou esquema com uso de adolescentes
Uma grande operação conjunta entre a Polícia Civil do Paraná e a Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa resultou na prisão de 23 adultos e na apreensão de 9 adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas. Batizada de “Operação Tolerância Zero”, a ação é resultado de uma força-tarefa que durou 45 dias e teve como foco a repressão ao tráfico na região central da cidade.
As ações se concentraram em pontos com grande circulação de pessoas, como as ruas Fernandes Pinheiro, Tenente Hinon Silva, do Rosário, Avenida Balduíno Taques, além da Praça Barão do Rio Branco, Parque Ambiental e o Calçadão. Os locais vinham sendo utilizados como pontos de venda de entorpecentes, inclusive com o uso sistemático de adolescentes como “aviõezinhos”.
Durante a operação, as equipes apreenderam mais de 85 quilos de drogas, incluindo:
84,3 kg de maconha
1,279 kg de crack
214 g de cocaína
R$ 5.251 em dinheiro
Segundo os agentes, alguns dos adolescentes escondiam drogas na boca e, ao perceberem a aproximação policial, tentavam engolir os entorpecentes para se livrar das provas. Em uma das ocorrências, uma traficante chegou a induzir o próprio vômito para recuperar pedras de crack que havia engolido.
Imagens das câmeras de monitoramento municipal foram essenciais para identificar o modo de atuação da quadrilha. A análise desses registros levou à prisão do chefe do esquema, cuja prisão preventiva foi cumprida nesta terça-feira (1º), junto com seis mandados de busca e apreensão domiciliares.
O cão farejador Bolt, da GCM, também teve papel fundamental: ele localizou drogas jogadas por suspeitos durante as abordagens, reforçando as provas para prisões e apreensões.
✅ Clique aqui e participe do nosso grupo no Whatsapp
Declarações
O secretário municipal de Segurança, Guilherme Rangel, destacou a importância da integração entre as forças:
> “A união entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil mostrou que, quando as instituições trabalham juntas com planejamento e firmeza, os resultados aparecem. Estamos retirando o tráfico das ruas e devolvendo segurança à cidade.”
O delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, da Delegacia do Adolescente, reforçou o enfrentamento à impunidade:
> “Nosso foco foi romper com a cultura da impunidade e mostrar que adolescentes envolvidos com o tráfico serão responsabilizados, assim como os adultos que se utilizam desses jovens.”
Já o delegado José Guilherme Fontana Capraro, do Setor Operacional da Polícia Civil, destacou os efeitos da operação:
> “A Operação Tolerância Zero foi fundamental para a redução de 70% nos índices de furtos e roubos no centro da cidade. Ao atacar diretamente o tráfico, conseguimos desestruturar a base de sustentação de outros crimes.”
Continuidade
A Operação Tolerância Zero deve seguir com novas fases e ações sistemáticas de inteligência e repressão. As forças de segurança reafirmam o compromisso com a população e o objetivo de devolver o centro da cidade à comunidade e ao comércio local, livres da influência do tráfico.
Informações e imagens: Polícia Civil do Paraná