A Polícia Civil de Ponta Grossa, o GAECO e a Polícia Militar, com apoio do canil da Guarda Municipal, deflagraram […]

Vídeo: Polícia Civil realiza megaoperação para desmantelar milícia e grupos criminosos em PG
A Polícia Civil de Ponta Grossa, o GAECO e a Polícia Militar, com apoio do canil da Guarda Municipal, deflagraram na quarta-feira (11) uma série de operações conjuntas para desarticular uma organização criminosa responsável por homicídios, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas na região. As ações, denominadas Operação Daybreak e Operação Concórdia, resultaram na emissão de dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão em várias cidades do Paraná.
As investigações apontaram que a organização criminosa formou uma milícia privada, responsável por 21 homicídios consumados e seis tentativas de homicídio desde janeiro de 2023. Além disso, foram identificados dois grupos associados envolvidos com tráfico de drogas e porte ilegal de armas, com ações coordenadas mesmo após a prisão de alguns membros.
✅ Clique aqui e participe do nosso grupo no Whatsapp
Segundo o delegado Luís Gustavo Timossi, o grupo de extermínio contava com uma complexa estrutura hierárquica, incluindo núcleos de comando, logística e execução. Entre os membros identificados, havia adolescentes, recrutados para reduzir riscos de punição severa. A operação também revelou que o líder da milícia, preso em São José dos Pinhais, emitia ordens diretamente da prisão, muitas vezes acompanhando execuções em tempo real.
O trabalho integrado entre as forças de segurança resultou na prisão de vários suspeitos, apreensão de armas e bloqueio de contas bancárias ligadas às organizações criminosas. Segundo o coronel Renato dos Santos Taborda, do 4º Comando Regional da PMPR, o sucesso das operações reforça a importância da integração entre as instituições no combate à criminalidade organizada.
Informações e imagens: Polícia Civil do Paraná